Beleza e Estética

Conheça as causas e cuidados para unhas fracas

Suas unhas se quebram com facilidade, não atingem o tamanho desejado e são muito fracas? Saiba que é possível reverter esse problema, conhecendo as causas e cuidados para unhas fracas. Neste artigo daremos algumas dicas para você mudar essa situação e ter as unhas que sempre sonhou!

Causas das unhas fracas

unhas fracas

Má alimentação

As unhas são formadas pela proteína queratina, necessitam de vitaminas e minerais, para sua formação, crescimento e reparação. Uma dieta pobre desses nutrientes deixa as unhas fracas e quebradiças, comprometendo seu crescimento saudável.

Produtos químicos

Produtos químicos como o detergente, água sanitária, limpa alumínio e outros, são agressivos a saúde das unhas e prejudicam suas matrizes, desgastando e deixando – as quebradiças e finas.

Acetona

A substância da acetona é prejudicial à saúde das unhas. Se você reparar ao remover o esmalte das unhas, ela fica com manchas esbranquiçadas quando usamos o produto, por ser uma substância muito forte.

Hábitos

Os hábitos de digitar usando as unhas, abrir potes ou latas e roer, força suas matrizes e desgastam as pontas, ocasionando seu desgaste e fragilidade.

Doenças

É preciso estar sempre atento, pois algumas situações como manchas esverdeadas, arroxeados, brancas e outras, podem ser sinais de doenças. Uma vez, que as unhas são o reflexo de como vai a nossa saúde. Doenças como anemia, má circulação, problemas com tireoide, reumatismo e outras, podem estar associadas a fragilidade das unhas.

Cuidados para ter unhas mais fortes

  1. Consuma alimentos para fortalecer as unhas , ricos em proteína, vitaminas A, B, C e E, minerais como ferro e zinco.
  2. Use removedores de esmaltes a base de óleos hidratantes, ao invés de acetona.
  3. Ao realizar tarefas que necessitem de produtos químicos, utilize luvas de borracha ao silicone.
  4. Não use as unhas como objeto para abrir potes ou digitar. Acabe com o hábito de roer unhas, carregando na bolsa gomas de mascar para usar quando estiver com vontade de roe – las.
  5. Dê um intervalo de ao menos dos dias, no uso de esmaltes e unhas postiças, para que as unhas possam se recuperar.
  6. Faça uso de fortalecedores de unhas, como exemplo, casco de cavalo, antes de realizar a esmaltação.
  7. Aplique creme hidratante ou ceras específicas para unhas, na hora de dormir. Isso vai ajudar a mantê-las hidratadas.
  8. O melhor formato para unhas fracas e quebradiças é o arredondado ou amendoado, pois, esse modelo evita que as unhas se quebrem com facilidade, inclusive nas laterais.
  9. Não deixe as unhas submersas em água por um longo período de tempo, pois, elas absorvem o líquido, ficam moles e fracas. Atente – se também a temperatura, banhos muito quentes prejudicam a saúde das unhas, pele e cabelos.
  10. Beba ao menos dois litros de água por dia, por mais que pareça óbvio, a hidratação é fundamental para o funcionamento de todo organismo.

Em alguns casos, mesmo com os cuidados, os problemas com unhas fracas continuam. Nesta situação o ideal é uma consulta com o médico dermatologista.

[Total: 0    Média: 0/5]
Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar